h1

Você sabe que lugar é esse???

janeiro 20, 2011

SALAR DE UYUNI

O Salar de Uyuni, na Bolívia, é a maior planície de sal do mundo e, com certeza, uma das mais exuberantes paisagens do mundo. Está localizado no sudoeste do país, próximo a Potosí (outra cidade fantástica) e Oruro, na região dos altiplanos andinos e, a cerca de 3.650m de altitude. São 12 quilômetros quadrados de imensidão branca que encanta os olhos de todos. Particularmente, a minha sensação, quando estive lá, foi de estar em um sonho.

Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do LagoMichin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni (maior que o lago Titicaca na fronteira com a Bolívia e o Peru).

No início de novembro até março se inicia o período de chuvas nos altiplanos e, é quando acontece o grande descongelamento das geleiras, fazendo com que o salar se transforme em um gigantesco espelho d’água onde se confundi o horizonte com o céu, os passeios ficam restritos a algumas áreas. Já entre abril e novembro, o salar vira uma grande imensidão árida e totalmente acessível.

Basta escolher o melhor período para visitar. Porém, uma coisa é certa, seja qual for o mês, a paisagem é sempre surreal e as fotos ficarão perfeitas. Afinal, não tem como ter fotografias feias com uma paisagem assim.

O acesso para o Salar é feito pela cidade de Uyuni e, sempre, com uma agência especializada ou, pelo menos, contratando um guia local. O passeio não é caro e é realizado numa 4×4, adventure total. Geralmente os viajantes fecham a viagem de 3 dias e 2 noites passando pelo cemitério de trens, várias lagunas e o deserto de Sioli (o mais árido do mundo), custa em média US$ 85,00, porém esse roteiro vai até o vulcão Licancabur (um deus imponente com 5.916m de altura), na fronteira com o Chile e Argentina e retorna para a cidade de Uyuni. Tem outro roteiro de 4 dias e 3 noites com destino final na cidade de San Pedro, no Chile (um pouco mais caro, US$ 120,00 mais ou menos). Essa segunda opção é uma boa idéia para quem quer conhecer o deserto de Atacama e seguir para o Chile.

A altitude em alguns pontos da viagem pode superar os 4.800m. O sol é escaldante e o frio de doer na espinha por conta dos ventos que são muito fortes. Durante o dia é muito quente e a noite muito frio. Porém, nada paga o azul do céu no meio do deserto (dizem que nos altiplanos o céu é mais azul que em qualquer outro lugar no mundo). A noite, o show de estrelas cadentes e a visão privilegiada das constelações é uma dádiva divina para os viajantes que por ali passam.

Este post é dedicado à minha amada amiga Fernanda Soveral que nesse momento está no Salar de Uyuni no processo de encontros e desencontros com seu EU interior.

9 comentários

  1. Esse lugar nem parece que existe. FATO!


  2. Pois é….mesmo indo lá, quando vejo as fotos penso o mesmo.
    *.*


  3. É perfeito demais… ótima dica galegaa😉


  4. realmente, foi como vc disse: parece um sonho, algo surreal, mas real! por um momento viajei pra lá, queria estar lá, mas só pude desejar…


    • Mas não é um sonho difícil não, viu? com um esforcinho dá pra chegar lá e curtir muito.


  5. Que perfeição, a natureza é surpreendente. Belo post Misha =)


    • Valeu Thaís!!!


  6. Em pensar que já faz três anos dessa viagem. Toda vez que paro para olhar as fotos, sinto uma sensação estranha, e que por mais que tente não consigo definir. É uma mistura de saudosismo e de utopia. quero muito voltar lá com vc misha. Amei este lugar, e toda nossa viagem. Até a próxima! Que já está chegando.


    • Vou chorar com seu comentário. Também quero muito voltar lá….sinto a mesma sensação. Mas que venham as próximas descobertas. Já estou ansiosa…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: